443- “ Residências Pedagógicas – (RE)pensar o papel do professor”

Definição, finalidades e princípios da autonomia e flexibilidade curricular em articulação com estratégias de avaliação e desafios normativos e das políticas educativas atuais (3h presenciais).

2. Exploração de recursos e projetos de autonomia e flexibilidade (oficina cooperativa de desconstrução do currículo e aprendizagens essenciais) (3h presenciais).

    

Trabalho autónomo em colaboração: trabalho de acompanhamento por residência e por plataforma de aprendizagem com exploração de vídeos sobre sucesso e comentário; pesquisa e discussão em fórum de soluções de aumento da eficácia do trabalho docente em sala de aula; estratégias de avaliação e didáticas (sala de aula invertida, feedback descritivo, pensamento estruturado por esquemas, diversificação de estratégias avaliativas, plataformas digitais [edmodo.com como portefólio de avaliação e ferramenta de trabalho com presença ubíqua], aprendizagem cooperativa e coavaliação, aprendizagem baseada em projetos) (8h de trabalho autónomo).

3. Ferramentas, estratégias e técnicas para melhorar sistemacidade, diversificação, comunicação, negociação e participação das técnicas de avaliação (2h sessão online síncrona).

4. Planificação, registo, analise e ajuste das práticas pedagógicas e avaliativas (2h – sessão presencial)

     Trabalho autónomo em colaboração com reflexão sobre estratégias a experimentar (4h de trabalho autónomo).

5. Conceção, experimentação e reflexão, em contexto, de processos de avaliação formativa – apresentação e discussão de resultados (2h)


Informações:

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-101257/18,
Destinatários: Docentes do ensino básico e secundário
Modalidade: Oficina
Duração: 12 Horas
Local: EB 2.3 Gil vicente
Regime de avaliacao: Os formandos serão avaliados de forma qualitativa e quantitativa, na escala de 1 a 10 valores, nos termos da Carta Circular CCPFC-3/2007 de setembro de 2007, tendo por base os seguintes parâmetros e respetivos valores percentuais:
• Participação nas atividades e tarefas das sessões, nomeadamente plataformas digitais- 30%.
• Desenho, implementação e avaliação de metodologias pedagógicas em trabalho de grupo – 50%.
• Relatório/reflexão crítica individual – 20% (reflexão sobre o tema das conferências/articulação dos diversos temas)
Data de Realização da Ação: 12 de dezembro a 27 de março

Anexos

Inscrição