520 - Cenários Inovadores de Aprendizagem no Ensino Híbrido

Introduzir a utilização de metodologias ativas em contexto educativo.

Fornecer aos professores diferentes competências de aprendizagem técnica e de inovação pedagógica para a utilização de um ensino híbrido.

Promover um conhecimento da aprendizagem invertida.

Integrar as componentes científica, técnica e pedagógica na elaboração de planos de aula.

Construir, aplicar e refletir sobre recursos digitais para uso híbrido.

Utilizar de forma colaborativa plataformas digitais.

Definição e contexto

Os modelos de e-learning

A tecnologia que permite o desenho de atividades mobile

Aplicações a utilizar em contexto educativo

Introdução à plataforma colaborativa de aprendizagem EDMODO

Síntese do debate a elaborar pelos formandos e a partilhar com todos os grupos

2. O modelo de aprendizagem invertida

Vantagens da aprendizagem invertida

Potencialidades de trabalho com a aprendizagem invertida num modelo híbrido

Aplicações digitais potenciadoras de uma aprendizagem invertida

Desenho de planos de intervenção através da aprendizagem invertida

3. O modelo pedagógico da gamificação

Conceito de gamificação

Potencialidades e características da gamificação em contexto educativo

Desenho de modelos gamificados online e offline

Aplicações digitais que potenciam a regulação e criação de modelos de gamificação

4. Audioconferência, videoconferência e webinars.

Instalação, configuração e utilização de plataformas de aprendizagem para um modelo híbrido

5. Exploração de aplicações no sentido de planeamento de atividades em sala de aula

Apresentação e experimentação de aplicações digitais interativas de tipologia quizzes, mapas mentais, animação, realidade aumentada e comunicação

Desenho de modelos de aferição de aprendizagem de processos utilizando o digtial

8. Planificação de uma atividade letiva a efetivar como trabalho autónomo

9. Acompanhamento do desenvolvimento do trabalho autónomo dos formandos

10. Apresentação dos trabalhos


Informações:

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-108871/20
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Modalidade: Oficina
Duração: 25 + 25
Local: Plataforma Digital
Regime de avaliacao: Os formandos serão informados que para a sua avaliação serão tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios
- Participação nas sessões presenciais em que será tido em conta a realização das tarefas nas sessões presenciais
- Relatório de reflexão individual
- eportefólio onde deverá constar memória descritiva do trabalho do formando nas sessões presenciais e o produto do trabalho autónomo apresentado
Data de Realização da Ação: 12 de abril a 24 de maio

Outras Informações:

cronograma: 12/04/2021; 19/04/2021; 26/04/2021; 03/05/2021; 10/05/2021; 17/05/2021; das 17:00 às 20:30 e 24/05/2021 - das 17:00 às 21:00) Será dada prioridade aos educadores de infância nesta ação.

Anexos