540 - Metodologias e recursos para promover as literacias digitais

Módulo 1: Mobile Learning: desafios e oportunidades (5h síncronas + 1h assíncrona para reflexão e interação em Fórum) Metodologia - Utilização do método expositivo na apresentação da estrutura dos conteúdos

Sessão 1 - 3 horas (2 teóricas + 1 prática) Apresentação da ação de formação O Mobile Learning e a educação na era digital Criação de apresentações interativas mediadas por dispositivos móveis

Sessão 2 - 3 horas (3 práticas) Ferramentas e recursos digitais para aprendizagem e conhecimento Conceção de recursos interativos de aprendizagem e avaliação de conhecimentos

Módulo 2: Aprendizagem Baseada em Projetos e/ou Problemas: benefícios e recursos (4h síncronas + 2 assíncronas para conceber e estruturar uma Webquest) Metodologia: Discussão e debate sobre as principais diferenças e desafios das abordagens metodológicas emergentes

Sessão 3 - 3 horas (3 práticas) Modalidades de ensino e aprendizagem para a era digital Aprendizagem baseada em projetos e/ou problemas: o que os distingue? Projetos curriculares para aprendizagem interdisciplinar presencial e on-line Do paradigma do conteúdo ao paradigma da ação através de Aventuras na Web ( Webquest)

Sessão 4 - 3 horas (3 práticas) Canvas para desenho de projeto de aprendizagem Ciclo e avaliação da Aprendizagem Baseada em Projetos Ferramentas digitais colaborativas Edição e criação multimédia para projetos de trabalho cooperativo

Módulo 3: Aprendizagem Baseada em Jogos e Gamificação (4h síncronas + 2h assíncronas para experimentar e melhorar uma atividade gamificada) Metodologia: Intervenção permanente dos participantes, com questões pertinentes relativas às matérias teóricas ou práticas

Sessão 5 - 3 horas (3 práticas) Gestão da aula e situações de aprendizagem memoráveis Aprendizagem baseada em jogos e gamificação para desafiar os alunos Mecânicas e técnicas de jogo aplicadas à educação

Sessão 6 - 3 horas (3 práticas) Como desenvolver um ambiente de aprendizagem gamificado Exploração de ferramentas digitais para gamificação Criação de uma atividade curricular gamificada

Módulo 4: Aprendizagem Invertida para aumentar o envolvimento dos alunos (4h síncronas + 3h assíncronas para realizar atividades práticas (vídeo e áudio) e redigir relatório crítico) Metodologia: Utilização do método interrogativo na avaliação de questões/problemas e troca de experiências e construção de saberes teórico-práticos em grupo

Sessão 7 - 3h30 horas ( 3h30 práticas) Aprendizagem Invertida: um modelo para a personalização e autonomia Abordagem teórico-prática de caráter reflexivo: os pilares da Aprendizagem Invertida Estratégias e recursos para implementar a Aprendizagem Invertida Publicação dos conteúdos criados e comentários e avaliação das mesmas pelos formandos

Sessão 8 - 3h30 horas ( 3h30 práticas)- Apresentação/discussão e avaliação do Diário de Aprendizagem, com os trabalhos produzidos pelos formandos e partilha de saberes
- Avaliação dos formandos e da formação e sugestões de melhoria


Informações:

Registo de Acreditação:
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Modalidade: Curso de Formação e-learning
Duração: 25 horas
Local: Plataforma Digital
Regime de avaliacao: A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas na legislação em vigor. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas síncronas e assíncronas da ação.
Cada formando terá de elaborar um Diário de Aprendizagem com todos os recursos produzidos e um documento escrito individual sobre a ação, com opinião crítica sobre o valor da formação e a aplicação das aprendizagens em sala de aula.
A avaliação final será contínua baseada nos seguintes itens gerais:
- Participação nas sessões síncronas (atitudes, qualidade das intervenções e contributos) e sessões assíncronas reflexões nos fóruns e conceção de recursos (30%);
- Diário de Aprendizagem e recursos pedagógicos produzidos e aplicação dos conteúdos (50%);
- Relatório de reflexão crítica sobre a própria dinâmica de participação na formação (20%).
Data de Realização da Ação: 26 de junho a 26 de julho 2021

Outras Informações:

22/06 - Terça-feira - 17h30 - 20h30 - 3h00 (sessão síncrona) 28/06 - sessão assíncrona 29/06 - Terça-feira- 17h30 - 21h00 - 3h30 (sessão síncrona) 05/07- sessão assíncrona 06/07 - Terça-feira- 17h30 - 21h00 - 3h30 -(sessão síncrona) 12/07 - sessão assíncrona 13/07 - Terça-feira- 17h30 - 21h00 - 3h30 -(sessão síncrona) 19/07- sessão assíncrona 20/07 - Terça-feira - 17h30 - 21h00 - 3h30 -(sessão síncrona) Total - 25 horas

Formadores

Inscrição