86- Neurociência, Integração Sensorial, Atenção/Emoção; Os sentidos e as emoções no sucesso escolar

Nas sociedades atuais altamente desenvolvidas, a educação tem por base, entre outros aspetos, a estimulação
precoce da criança. Tudo isto leva a que, nas idades dos 0 aos 6 anos, as atividades a realizar exijam um enorme
esforço atencional, penalizando a disponibilidade da criança para a exploração do espaço, o que, por sua vez,
pode levar a uma imaturidade da integração sensorial. Ora, a Neurociência tem-nos permitido compreender e
identificar os diferentes tipos de atenção, pelo que este é o domínio que nos propomos abordar nesta
Conferência.
Assim, ir-se-á:
1) Definir o que é atenção;
2) Referir os mecanismos neurológicos relacionados com a atenção.
Hoje, o denominado déficit de atenção tem vindo a sofrer um aumento significativo. Desta forma, é importante
entender os diferentes tipos de atenção, assim como reconhecer e identificar as emoções nas crianças que
apresentam déficit de atenção.
 A atenção é crucial para a aquisição de conhecimentos e competências, tanto a nível do desempenho cognitivo,
como do emocional.


Informações:

Entidade Promotora: Câmara Municipal de Guimarães
Formadores: Mestre Ana Paula Duarte Pinto de Azevedo e Doutora Maria Filomena Ribeiro da Fonseca Gaspar
Data de Realização da Ação: 23 de maio
Local de Realização: Auditório da Escola Secundária Martins Sarmento
Horas de Duração: 3
Destinatários: Professores do ensino básico e secundário e Educadores de Infância
Horário: 9:30 -12:30

Anexos

Dados Pessoais
Dados Profissionais