Reconhecer as competências pessoais e profissionais; Identificar as várias dimensões do "Sistema de Trabalho" através de uma abordagem sistémica; Consciencializar para a importância das atitudes no sucesso profissional e pessoal; Identificar estratégias de manutenção e mudança de atitudes com vista ao sucesso e bem-estar. Será utilizada a metodologia de educação não formal, os participantes terão oportunidade de reflectir sobre si e sobre o seu contexto laboral.
A Casa de Sarmento promove anualmente um ciclo de conferências, que tem como objetivo divulgar novas perspetivas da investigação histórica. Em 2023, o tema agregador será "A Mulher na História". Serão convidados especialistas para apresentar três palestras sobre esta temática, uma em cada mês, de Março a Maio. Os conteúdos serão: - Mulheres e trabalho: da economia familiar ao salário individual (Prof. Isabel dos Guimarães Sá - Universidade do Minho); - Mulheres - estratégias de sobrevivência no espaço urbano: Guimarães, Horta e La Laguna (Antero Ferreira, Fátima Silva e Paula Barbero - Casa de Sarmento); - A enfermaria de mulheres do Hospital de Guimarães (1870-1893) (Célia Oliveira, Antero Ferreira e Fátima Silva - Casa de Sarmento)
O Encontro do Grupo de Populações e Saúde tem como principal objetivo proporcionar um espaço de apresentação das últimas investigações no âmbito da História, com especial ênfase em temas como a história da população, história da saúde e história social. Nessa medida relaciona-se com os conteúdos científicos lecionados nos vários níveis das disciplinas de História e Geografia.
A necessidade de apoiar os avaliadores internos nas suas funções no âmbito da ADD, carece de momentos de formação, reflexão e esclarecimento relativamente aos processos e procedimentos em curso.
Na definição e redefinição de estratégias em qualquer ambiente educativo, o modelo pedagógico de aprendizagem invertida assume um cariz determinante, quer na definição de orientações, quer na alocação de recursos, quer na linha condutora de atividades de exploração de conteúdos ao ritmo do aluno, quer ainda na definição de percursos educativos para os alunos e planeamento constante por parte dos docentes. Esta ação de formação servirá para os professores beneficiarem de uma introdução à aprendizagem invertida num contexto escolar, considerando um novo papel do professor num contexto de redefinição de escola, na forma de ensinar por meio de tecnologias móveis no apoio à concretização de aprendizagens.
Um dos maiores erros de quem escreve é esperar que a inspiração seja proveninete do nada, mas na verdade existem diversas técnicas de exploração da criatividade, que quando mediada por tecnologias digitais pode ser explorada e, acima de tudo, potenciada na aprendizagem. A escrita criativa consiste na capacidade de elaborar um texto interessante, fugindo do óbvio, que segure o leitor até o fim e ainda o deixe satisfeito com os minutos gastos na leitura. Numa época em que cativar o interesse de um escritor ou leitor é imenso, o digital storytelling é uma excelente forma de conduzir narrativas em multiplataformas, explorando as regrasda escrita com objetivos claros de produção escrita digital com uma linguagem cativante e a desenvolver uma habilidade para que se goste de escrever textos.