493- Plataformas Interativas de Aprendizagem através de Metodologias Ativas

I. EDUCAÇÃO, CIDADANIA E SOCIEDADE NO SÉCULO XXI (total tópico I = 5 horas)

1. Contextualização sobre o novo tipo de aluno do século XXI (1h)
2. Contextualização sobre a Escola do século XXI (1h)
3. Reflexão e discussão do novo perfil do Professor do século XXI – Desenvolvimento profissional ao longo da vida (1h)
4. Novos Ambientes Educativos Inovadores: os espaço de aprendizagem formal, informal e não formal (1h)
5. Metodologias ativas (1h)
5.1 Sala de aula invertida
5.2 Aprendizagem baseada em jogos
5.3 Gamificação
5.4 Cooperação vs Colaboração

II. Plataformas de Aprendizagem Interativas (total tópico II = 6 horas)

1. Exploração de várias componentes de uma Plataforma de Aprendizagem Interativa 
1.1 Mural/rede social fechada (1h)
Espaço de partilha de ideias, projetos e experiências, de forma segura e interativa por professores e alunos.
1.2 Conteúdos – Recursos Educativos Digitais (1h)
Diversos recursos e atividades multimédia de exploração de conteúdos do currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico e com propostas de atividades que permitem aprender ao ritmo de cada aluno.
1.3 Desafios (1h)
A plataforma coloca à disposição desafios de interação entre os utilizadores promovendo a participação integrada da comunidade escolar, sempre articulada com os conteúdos programáticos.
1.4 Concursos (1h)
Na sequência dos desafios, os concursos surgem como forma de promover a participação com trabalhos colaborativos entre alunos e escolas, levando a uma competição saudável sobre determinados temas associados ao currículo.
1.5 Crachás (1h)
Para as diferentes tarefas a executar, os utilizadores têm a oportunidade de adquirir, vencer e criar crachás que lhes permite a competição através do fenómeno da gamificação ficar mais entrosados e empenhados na realização das tarefas propostas. 
1.6 Área do Professor (1h)
Espaço reservado para o acompanhamento do processo de monitorização e aferição de conteúdos pelo professor. Podendo neste campo personalizar tarefas, crachás e definir códigos de acesso aos alunos.

III. Planificação de intervenções pedagógicas tendo por base a integração de metodologias ativas e Plataformas de Aprendizagem Interativas (total tópico III = 4 horas)
1. Elaboração de Planos de intervenção pedagógica através de metodologias ativas (1h)
2. Planificação e elaboração de atividades (1h)
3. Construção de Recursos Educativos Digitais (1h)
4. Desenho e intervenção utilizando a plataforma de aprendizagem digital integrada com integração curricular (1h)


Informações:

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-104338/19
Destinatários: Educadores e Docentes do grupo 110
Modalidade: Oficina
Duração: 15 + 15 horas
Local: AE de Abação
Regime de avaliacao: Os formandos são avaliados de acordo com as regras previstas no regulamento interno do cfae maiatrofa bem como a legislação vigente aplicável.
Os formandos são informados no início da ação, que para a sua avaliação são tidos em conta as seguintes dimensões:
- participação nas sessões presenciais;
- relatório/trabalho de reflexão individual.
Data de Realização da Ação: 27 de setembro a 22 de novembro - 17:30- 19:30