448- Educação para a Segurança e Saúde No trabalho e Cultura de Segurança

1 - A Importância da Educação para a Segurança e para a prevenção de riscos profissionais a partir da escola:
a) O papel do professor na Sociedade do conhecimento — 
b) Conceitos básicos de Segurança e saúde no Trabalho —
c) Principais referenciais enquadradores e Normativos;
d) A relevância social de educar para a prevenção, como forma de melhoria da segurança e saúde dos locais de trabalho.
2 - Acidentes de Trabalho e doenças profissionais: [2 horas presenciais]
a) Factos e números sobre a sinistralidade laboral e doenças profissionais — riscos emergentes;
b) Impactos económicos e sociais dos acidentes e doenças profissionais;
c) Como atuar quando ocorre um acidente de trabalho?
d) Doenças profissionais e relacionadas com a atividade docente/profissionais da educação.
3 - Fatores de risco e medidas de prevenção e controlo: [5 horas presenciais]
a) Princípios gerais da Prevenção;
b) Perigos mais comuns nos locais de trabalho;
c) Diferença entre perigo e risco;
d) Riscos físicos, químicos, biológicos, ergonómicos e psicossociais;
e) Sinalização de segurança;
f) Procedimentos de segurança — Emergência e Socorro;
g) Diferentes medidas para reduzir os riscos e evitar acidentes e doenças.
4 - Responsabilidades de Segurança e gestão dos Riscos Profissionais: [2 horas presenciais]
a) Responsabilidades dos empregadores;
b) Direitos e deveres dos trabalhadores;
c) Como evitar que os acidentes se repitam- avaliação de riscos;
d) Riscos Profissionais mais comuns na escola – responsabilidades e controlo.
5- Segurança e Saúde no contexto curricular: [3 horas presenciais]
a) O que precisam os alunos de saber sobre SST? Adaptação de conteúdos de SST aos objetivos curriculares;
b) Papel do professor enquanto facilitador das aprendizagens de SST e comunicador — abordagens inclusivas para a
aprendizagem da SST.


Informações:

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-101505/18
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Modalidade: oficina
Duração: 25 + 25
Local: Escola de EB2,3 de Abação
Regime de avaliacao: Parâmetros de avaliação e respetivas ponderações
1) Participação nas sessões: realização das tarefas propostas em cada sessão, discussão e reflexão: (30%
respetivamente)
2) Trabalho de aplicação dos conteúdos: Produção de instrumentos e apresentação dos trabalhos (50%)
3) Reflexão crítica 20%
Data de Realização da Ação: de 5 de dezembro a 4 de maio

Anexos

Formadores

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