Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas
Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018, DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre:
o os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação;
o a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo;
o o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos;
o a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens;
o a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação.
Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas
Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos.
Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem).
Módulo 3 Gerir a diversidade em sala de aula
Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos partilha de práticas.
Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos.
Módulo 4 Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem
Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens.
Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino.
O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação formativa na sala de aula.
Registo de Acreditação: | CCPFC/ACC-116112/22 |
Destinatários: | Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360 |
Modalidade: | Curso |
Duração: | 25 |
Local: | Escola Básica Vírginia Moura |
Regime de avaliacao: | Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos. |
Data de Realização da Ação: | Outubro- dia 6 (Presencial), 13, 20, 25 das 17h30 às 21h30 - 4h Novembro - dia 2 - 17h30 às 21H30; dia 6 (17h30 às 20h30) e 10 (17h30 às 19h30- presencial) |