570- Práticas Pedagógicas Inclusivas na sala de Aula - AEVM

Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas 
•    Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018,  DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre:
o    os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação;
o    a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo;
o    o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos;
o    a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens;
o    a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação. 

Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas 
•    Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos. 
•    Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem).

Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula 

•    Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas.
•    Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos.  

Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem 

•    Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens.
•    Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino.
•    O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação  formativa na sala de aula.


Informações:

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-116112/22
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360
Modalidade: Curso
Duração: 25
Local: Escola Básica Vírginia Moura
Regime de avaliacao: Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Data de Realização da Ação: Outubro- dia 6 (Presencial), 13, 20, 25 das 17h30 às 21h30 - 4h Novembro - dia 2 - 17h30 às 21H30; dia 6 (17h30 às 20h30) e 10 (17h30 às 19h30- presencial)