Este curso pretende promover a reflexão das escolas sobre os desafios que se nos afiguram, questionado o papel e o modelo de organização atual, o caminho que a todos deve envolver.
Pretendemos apresentar e discutir estratégias para uma saudável naturalização do digital com propostas concretas, objetivas e práticas de cidadania ativa com uso híbrido da tecnologia que temos ao dispor na escola. Pretendemos perceber qual o contributo da tecnologia e da inovação nos projetos educativos que promovam uma cidadania ativa, responsável e ajustada à revolução digital que acompanha as sociedades contemporâneas e inclusivas.
A articulação de políticas educativas e a necessidade de encontrar soluções para os desafios e obstáculos que a educação enfrenta exigem níveis de literacia científica, de reflexão e de análise critica de toda a comunidade educativa.
Registo de Acreditação: | CCPFC/ACC-122938/24 |
Destinatários: | Docentes do Ensino Básico e Secundário |
Modalidade: | Curso de formação - sessões presenciais e online |
Duração: | 25 Horas |
Local: | Escolas associadas ao CFMS |
Regime de avaliacao: | Os formandos serão acompanhados pelos formadores na negociação de critérios de avaliação, de acordo com a legislação em vigor. |
Data de Realização da Ação: | de 6 de março até junho de 2024 |
O curso utilizará uma plataforma de suporte de materiais e atividades, que permitam o acompanhamento da aprendizagem. Serão convidados especialistas em cada uma das temáticas para apresentação e fundamentação dos conteúdos. - Serão apresentadas estratégias e atividades práticas de aplicação dos conteúdos em contexto educativo. Haverá lugar à partilha de projetos e conteúdos produzidos e implementados me contexto educativo por professores e alunos. - Haverá a publicação de um livro resultado de um curso realizado em anos anteriores. |